Controle de Pombos

Controle de pombos é diferente dos serviços de outras pragas urbanas

 

O serviço de controle de pombos é realizado sem a eliminação e maus tratos contra os animais. É necessário criar estratégias bem formatadas para espantar os pombos da área da infestação. 

controle de pombos

Isso inclui ações físicas, químicas e até biológicas. Os métodos de controle de pombos dependem da situação encontrada.

É vital que as leis sejam cumpridas para que haja um controle de pombos eficiente e sem transtornos para a sua empresa. Solicite a ajuda de uma controladora de pragas para se livrar das aves que só causam riscos para todas as pessoas que trabalham ou visitam o seu negócio. 

 

Como é feito o  controle de pombos?

1. DIAGNÓSTICO INICIAL

A primeira iniciativa da controladora de pragas é agendar uma inspeção no seu espaço para entender mais sobre a infestação de pombos.

2. CRIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

Algumas formas de espantar pombos são: por meio de barreiras físicas (espículas, telas, campo eletromagnético, entre outros), barreiras químicas (repelente de pombos) e barreiras biológicas (predadores naturais).

3. REALIZAÇÃO DAS AÇÕES

Depois de definidos os métodos, é hora da equipe técnica realizar a instalação de cada tratamento necessário.

4. HIGIENIZAÇÃO

Por fim, é vital que haja limpeza do espaço. Isso porque as doenças transmitidas pelos pombos são contraídas através dos microrganismos presentes nas fezes dos pombos, que ficam espalhadas na área da infestação.

Contrate já serviço de controle de pombos!

controle de pombos em São Paulo
controle de pombos em São Paulo

Atendimento

O que atrai os pombos?

Potes de água e ração também atraem essas aves. Mantenha-os longe dos pombos. Faça barulho para espantar pombos: serve grito, estouro, buzina, etc. Os pombos são capazes de furar os sacos de lixo em busca de restos de comida.

Porque os pombos são considerados pragas urbanas?

Sem o controle populacional desta ave, que se adaptou muito bem às cidades brasileiras, hoje, ela se tornou uma praga urbana, pois além de se reproduzirem em grandes números, a falta de predadores também contribuiu para a proliferação desta ave que é capaz de transmitir doenças, que podem até ser fatais ao ser humano.

Qual o habitat natural dos pombos?

Seu habitat natural são as áreas rochosas, geralmente nas costas. Em sua forma domesticada, o pombo selvagem tem sido amplamente introduzido em outros lugares, e é comum em grande parte do mundo, especialmente nas cidades.

1. Não mate animais, é crime

Em primeiro lugar, é preciso saber que não se pode, de jeito nenhum, matar os animais. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) alerta que é crime matar ou praticar qualquer ato de maus tratos contra os pombos. Esses atos podem levar à detenção.
Segundo a corporação, “a lei de crimes ambientais prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena, inclusive, é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

2. Previna-se contra a presença de pombos

A população pode fazer sua parte para evitar que os pombos sejam atraídos às areas residenciais e comerciais. As pincipais medidas são nunca alimentar os animais e deixar o lixo bem fechado, pois os restos de alimentos atraem essas aves.

3. Acione os órgãos públicos

Se houver necessidade de espantar os pombos, a recomendação, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, é entrar em contato com a ouvidoria da pasta, por meio do telefone 160. Caberá à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) orientar moradores e comerciantes, durante ações de inspeção, a adotar medidas para evitar o aumento da população de pombos.”A Vigilância Ambiental não faz captura ou eliminação desses animais, porém, nas inspeções, identifica a origem do foco e orienta as medidas a serem adotadas”, informou a pasta de Saúde em nota.

4. Empresas de dedetização são uma opção

Há ainda a opção de contratar empresas de dedetização, que não aplicam venenos nocivos às aves, mas inseticidas contra o piolho do pombo. O serviço inclui ainda o recolhimento de ovos, pombos e ninhos e o uso de repelente para afastar animais.